quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Boavista negoceia impedimentos para evitar os Distritais

_
15h33m

O Boavista está a negociar a suspensão dos impedimentos levantados por ex-jogadores, que inviabilizam a inscrição na II Divisão de futebol e podem condenar o clube aos Distritais, disse a administradora Adelina Trindade Guedes.
"O Boavista está a pedir aos jogadores e treinadores com impedimentos para os suspenderem, não que desistam, para poder viabilizar a inscrição na II Divisão", referiu Adelina Trindade Guedes à agência Lusa.
A administradora da SAD tem em mãos um processo com mais de uma dezena de ex-jogadores e ex-treinadores que levantaram impedimentos devido a dívidas de cerca de 700 000 euros, os quais impedem a inscrição dos "axadrezados" na II Divisão.
Caso não consiga reunir o montante em dívida, ou não consiga chegar a acordo com os jogadores e treinadores credores a SAD, o Boavista pôs já em movimento um plano "B", que passa pela inscrição do clube nos Distritais.
Como medida "preventiva", o clube inscreveu-se na II Divisão da Associação de Futebol do Porto (AF Porto), meramente para acautelar a impossibilidade de reunir as condições necessárias para participar na II Divisão nacional.
"É uma medida meramente preventiva e até pode acontecer que o Boavista se apresente a competir esta época com duas equipas de futebol. A SAD na II Divisão e o clube nos Distritais", explicou a administradora.
De clube campeão nacional em 2000/01, com presença assídua nas competições da UEFA, o Boavista arrisca-se em apenas três anos a cair sete degraus na escala futebolística nacional, até ao patamar mais baixo.
Adelina Trindade Guedes acredita que "até ao fim do prazo, e até tendo em conta que a II Divisão só começa em Setembro, a SAD do Boavista irá reunir as condições necessárias para poder viabilizar a inscrição".
"Os contactos com os ex-jogadores e ex-treinadores estão a decorrer em bom ritmo e o Boavista tem denotado alguma receptividade à proposta de adiamento dos impedimentos", referiu.
O Boavista, ainda de acordo com a administradora, está a procurar "sensibilizar" estes credores de que "a única forma de eles poderem vir a receber os montantes em dívida é ajudando a viabilizar a SAD".
"Nós não queremos que eles desistam, mas que suspendam, para que o Boavista possa inscrever jogadores", adiantou a responsável "axadrezada", acrescentando que "a viabilização passa apenas por eles".
A SAD do Boavista não tem receitas próprias, tem praticamente os cofres vazios e, apesar dos esforços realizados no sentido de reunir o montante necessário, o processo está a revelar-se "muito difícil".
"Neste momento estamos a envidar esforços no sentido de reunir o montante necessário à viabilização [que passa por cerca de 700 000 euros no imediato], mas está muito difícil", referiu Adelina Trindade Guedes.
A forma de o Boavista ver regularizadas as dívidas a jogadores e treinadores passa ainda pelo pagamento daquela quantia através do recurso a um investidor ou a um fundo externo à SAD.
"Será sempre alguém de fora e não a SAD, que não tem fundos próprios, a proceder ao pagamento destas dívidas", explicou a administradora, sem esconder o momento difícil que o clube atravessa.
O Boavista vai, entretanto, eleger sábado os novos corpos gerentes para o triénio 2009/11, numa eleição disputada entre o actual presidente Álvaro Braga Júnior e o ex-dirigente "axadrezado" Hernâni Ascensão.
Jornal de noticias

Sem comentários: